IAS promove quinta edição do Dia Mundial do Banheiro

O mote da campanha deste ano, 'Banheiro: um lugar de paz', reforçou como o acesso a banheiros e saneamento seguros e adequados contribui para uma vida melhor

Influenciadores de perfis diversos participaram da campanha do DMB nas redes sociais (Reprodução)
Influenciadores de perfis diversos participaram da campanha do DMB nas redes sociais (Reprodução)

No dia 19 de novembro, o IAS realizou sua quinta edição do Dia Mundial do Banheiro no Brasil. O mote deste ano, conforme escolhido pela UN-Water, é “Banheiro: um lugar de paz”, reforçando como o acesso a banheiros e saneamento seguros e adequados contribui para uma vida melhor.

A organização lembra que para bilhões de pessoas o saneamento está ameaçado por conflitos, mudanças climáticas, desastres e negligência. No Brasil, essas questões se tornam mais um aspecto da nossa grave desigualdade.

Site com dados e soluções

No início do mês, o IAS levou ao ar um site dedicado ao Dia Mundial do Banheiro com diversos dados que retratam a dimensão do déficit do saneamento no país e suas relações com diversas áreas.

No site, é possível saber que o número de brasileiros que não contam com coleta de esgoto (cerca de 90 milhões de brasileiros) é maior que a população da Alemanha (dados do Snis 2022). Ou que metade das internações registradas em 2021 por doenças de veiculação hídrica são crianças até 14 anos de idade, segundo dados do DataSUS.

Influenciadores e parceiros

Pela primeira vez, o IAS trabalhou com influenciadores digitais, com resultados muito animadores. Os nomes abordados totalizam quase 4 milhões de seguidores, ajudando a amplificar a mensagem do Dia Mundial do Banheiro para novos públicos. São perfis que abordam temas ambientais, sociais e educativos, em linha com a atuação do IAS.

Os seguintes perfis participaram da ação: @carvalhando @annaluísabeserra @annecatadora @seligaprof @diariasdogui @zenarede @nosmarcelorocha @pauli_chamorro

Houve também posts no Instagram em colaboração com Fundação Tide Setúbal, Instituto Yarandú, Árvore Água e Periferia em Movimento. Para além da campanha do IAS, diversas organizações publicaram conteúdo sobre a data, demonstrando a importância que o Dia Mundial do Banheiro ganhou na agenda do setor.

Podcast especial

A jornalista Paulina Chamorro também fez uma edição especial de seu podcast Vozes do Planeta sobre o Dia Mundial do Banheiro onde a diretora-executiva do IAS, Marussia Whately, foi entrevistada. 

O programa ainda contou com as participações de Christian Soares, do Instituto GAS, e Ana Carolina Cespedes, da Teto Brasil, que contaram sobre as iniciativas de suas organizações, que também são tema de episódios da websérie Saneamento Tem Solução. Vozes do Planeta pode ser visto no YouTube e ouvido nos tocadores de streaming. 

Marussia também deu entrevista para o programa Viva Maria, da Rádio Nacional, em reportagem sobre o DMB. Conduzido pela jornalista Mara Régia, o programa conversou comigo sobre a importância da data e a conexão entre saneamento e sustentabilidade. 

Websérie sobre soluções

Também no âmbito da campanha do DMB, foram lançados três vídeos novos de projetos de água e saneamento para pessoas vulnerabilizadas da websérie Saneamento Tem Solução on the IAS YouTube channel

Os projetos são a cartilha Saneamento Pra Quem, iniciativa de conscientização do Ressuscita São Gonçalo; o Banho do GAS, que proporciona água e higiene a pessoas em situação de rua e seus pets; e um projeto que traz soluções de saneamento para uma aldeia indígena no município de São Paulo, parceria da Biosaneamento e Teto.

Read also