Nota de esclarecimento
Plano de governo do candidato à prefeitura de São Paulo Pablo Marçal cita erroneamente o IAS como fonte de dado incorreto
Publicado em 20 ago 2024
Escrito por Equipe IAS
Tags:
Em seu plano de governo, disponibilizado no site do TSE, o candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal cita incorretamente um dado de saneamento, creditando-o ao Instituto Água e Saneamento (IAS).
De acordo com o texto do plano de governo de Marçal, existem 4,3 milhões de pessoas sem acesso ao sistema de rede de coleta de esgoto na cidade de São Paulo. O IAS jamais publicou ou divulgou essa informação porque ela não corresponde à realidade.
Nossa publicação “Novo Tabuleiro do Saneamento Básico 2024”, citada pelo candidato como fonte que teria sido acessada em 30 de julho de 2024, não faz nenhuma menção a dados sobre o acesso à coleta de esgotos do município de São Paulo.
Mantemos uma plataforma digital chamada Municípios e Saneamento, em que organizamos informações e indicadores oficiais do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) sobre a prestação dos serviços públicos de saneamento nos 5.570 municípios do país.
Na página dedicada ao município de São Paulo dentro da plataforma está a informação de que a cidade possui na verdade 307.557 habitantes sem acesso à rede de coleta de esgotos. A informação correta pode ser checada neste link.
Entramos em contato algumas vezes com a assessoria da candidatura de Pablo Marçal para que a citação fosse corrigida, porém ainda não tivemos retorno.
O Instituto Água e Saneamento é uma organização da sociedade civil que tem como missão somar esforços para a universalização do saneamento, em especial para o esgotamento sanitário.
Somos comprometidos com o debate público sobre saneamento e, neste momento de eleições, reforçamos o chamado para uma agenda municipal de saneamento e segurança hídrica através da publicação “Municípios e Saneamento nas Eleições 2024”.