Websérie do IAS tem novos episódios com soluções para o saneamento

Saneamento Tem Solução traz narrativas inspiradoras de comunidades que lutam pela dignidade e saúde, proporcionadas pelo acesso a instalações sanitárias adequadas

Publicado en 26 Nov 2024

Escrito por Por el equipo IAS

Tags:

5 (6)

Um projeto que oferece banho a pessoas em situação de rua, um coletivo que promove conscientização em comunidades vulneráveis e soluções de manejo de resíduos para uma aldeia indígena à construção de banheiros voltados para mulheres. 

São exemplos de ações realizadas em prol do saneamento em grupos vulnerabilizados socialmente. Demonstram que existem muitas saídas para resolver o problema histórico do saneamento. 

Essa é a tônica da websérie Saneamento Tem Solução, disponível en el canal de YouTube del IAS.. Cada um dos 19 episódios da série traz narrativas inspiradoras de comunidades que lutam pela dignidade e saúde, proporcionadas pelo acesso a instalações sanitárias adequadas.

As iniciativas descritas acima podem ser conhecidas em três novos vídeos da série, disponibilizados por ocasião do Dia Mundial do Banheiro Brasil 2024. A apresentação é de Aline Rodrigues, do Periferia em Movimento. 

Banho do GAS

No episódio do Banho do GAS, acompanhamos uma manhã do projeto na Zona Norte de São Paulo. Ao longo de várias horas, dezenas de pessoas em situação de rua e seus pets tiveram a oportunidade de tomar um banho de chuveiro, realizar cuidados pessoais e colocar uma roupa limpa. E não apenas as pessoas, mas os seus cachorros também. Realizado pelo Instituto GAS, o projeto devolve dignidade por meio da higiene.

Cartilha Saneamento Pra Quem?

Já no episódio sobre o Ressuscita São Gonçalo fomos até São Gonçalo, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, onde cerca de 90% da população não tem acesso a esgoto e rios deram lugares a “valões” de água suja. Lá, o RSG preparou e distribuiu a cartilha “Saneamento Pra Quem?”, que visa conscientizar moradores de seus direitos de contar com água tratada e coleta de esgotos. O material contém dados do território sobre os 4 elementos do saneamento básico: coleta de lixo, drenagem, acesso à água e coleta e tratamento de esgoto.

Biosaneamento + Teto

Levar soluções de saneamento para uma aldeia indígena é o objetivo do projeto realizado pelas organizações Biosaneamento e Teto. O episódio que mostra o projeto foi até a periferia norte do município de São Paulo, perto do Pico do Jaraguá, mostrar como a qualidade de vida de 15 famílias vem melhorando graças a implementação de um biodigestor e de soluções de manejo de resíduos sólidos. 

Leer también