Websérie do IAS tem novos episódios com soluções para o saneamento
Saneamento Tem Solução traz narrativas inspiradoras de comunidades que lutam pela dignidade e saúde, proporcionadas pelo acesso a instalações sanitárias adequadas
Publicado en 26 Nov 2024
Escrito por Por el equipo IAS
Tags:
Um projeto que oferece banho a pessoas em situação de rua, um coletivo que promove conscientização em comunidades vulneráveis e soluções de manejo de resíduos para uma aldeia indígena à construção de banheiros voltados para mulheres.
São exemplos de ações realizadas em prol do saneamento em grupos vulnerabilizados socialmente. Demonstram que existem muitas saídas para resolver o problema histórico do saneamento.
Essa é a tônica da websérie Saneamento Tem Solução, disponível en el canal de YouTube de IAS. Cada um dos 19 episódios da série traz narrativas inspiradoras de comunidades que lutam pela dignidade e saúde, proporcionadas pelo acesso a instalações sanitárias adequadas.
As iniciativas descritas acima podem ser conhecidas em três novos vídeos da série, disponibilizados por ocasião do Dia Mundial do Banheiro Brasil 2024. A apresentação é de Aline Rodrigues, do Periferia em Movimento.
- No episódio do Banho do GAS, acompanhamos uma manhã do projeto na Zona Norte de São Paulo. Ao longo de várias horas, dezenas de pessoas e seus pets tiveram a oportunidade de tomar um banho de chuveiro, realizar cuidados pessoais e colocar uma roupa limpa. E não apenas as pessoas, mas os seus cachorros também. Realizado pelo Instituto GAS, o projeto devolve dignidade por meio da higiene.
- Já no episódio sobre o Ressuscita São Gonçalo fomos até esse município periférico da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, onde cerca de 90% da população não tem acesso a esgoto e rios deram lugares a “valões” de água suja. Lá, o RSG preparou e distribuiu a cartilha “Saneamento Pra Quem?”, que visa conscientizar moradores de seus direitos de contar com água tratada e coleta de esgotos. O material contém dados do território sobre os 4 elementos do saneamento básico: coleta de lixo, drenagem, acesso à água e coleta e tratamento de esgoto.
- Levar soluções de saneamento para uma aldeia indígena é o objetivo do projeto realizado pelas organizações Biosaneamento e Teto. O episódio que mostra o projeto foi até a periferia norte do município de São Paulo, perto do Pico do Jaraguá, mostrar como a qualidade de vida de 15 famílias vem melhorando graças a implementação de um biodigestor e de soluções de manejo de resíduos sólidos.