O lugar da água e do saneamento nas campanhas eleitorais municipais

Publicação 'Municípios e saneamento nas eleições 2024' tem o objetivo de conscientizar eleitores e candidatos sobre a importância desses temas

1 (4)

Foi dada a largada da campanha eleitoral para escolher prefeito e vereadores nos 5.570 municípios do país. Entre os muitos temas que devem aparecer em debates e discursos, o IAS acredita que água e saneamento deveriam estar em destaque.  

Água e saneamento são historicamente importantes para as cidades e ligadas a questões de planejamento urbano, meio ambiente e saúde pública. Mas na era das mudanças climáticas há uma nova urgência, como ficou tragicamente comprovado nas inundações que atingiram dezenas de municípios gaúchos e na seca que atualmente assola partes da Amazônia.

Para o IAS, é tempo de fortalecer as pautas do saneamento e segurança hídrica nos debates eleitorais, plataformas de candidatos e cobertura da imprensa, dando a elas o protagonismo necessário. Estamos lançando a publicação “Municípios e saneamento nas eleições 2024” com o objetivo de conscientizar eleitores e candidatos sobre a importância desses temas. Acesse aqui.

A publicação traz dados gerais sobre a situação de água, saneamento, coleta de lixo e drenagem, os quatro componentes do saneamento básico, em quase todos os municípios do país. O documento vem em um formato leve, projetado para boa visualização no computador e no celular.

Nela é possível constatar que a maior parte da população sem acesso a água e saneamento e coleta de lixo se encontra nas cidades de até 50 mil habitantes. E que é nas cidades acima de 100 mil habitantes que estão as maiores parcelas da população sujeita a riscos relacionados à drenagem e à chuva.

As informações utilizadas na publicação podem ser encontradas na plataforma do IAS Municípios e Saneamento (Municipalities and Sanitation), que utiliza dados de fontes oficiais, como o Censo 2022, do IBGE, e o Snis (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento). Ali podem ser consultadas informações detalhadas sobre diversos aspectos do saneamento dos 5.570 municípios do país.

Ferramenta importante entre as iniciativas de monitoramento e divulgação de dados do IAS, a plataforma existe desde 2020, no contexto das eleições municipais daquele ano. Desde então, a ferramenta cresceu em relevância e utilização. Conta hoje com mais de 30 mil usuários mensais.