Evento da Prefeitura de SP e ONU-Habitat destaca desafios das mudanças climáticas
Marussia Whately, diretora-executiva do IAS, afirmou no evento que mudanças climáticas exigem 'salto' evolutivo do saneamento
Published in 24 Feb 2025
Written by By the IAS team
Tags:

Questões relacionadas aos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) foram discutidas em um evento organizado pela Prefeitura de São Paulo, em parceria com Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), em 19 e 20 de fevereiro.
O seminário destacou os desafios impostos pelas mudanças climáticas, que demandam soluções inovadoras e adaptativas. O tema é o foco da publicação mais recente do IAS, “Adaptação e Saneamento – Por um setor resiliente às mudanças climáticas”.
Esse assunto foi abordado pela diretora-executiva do IAS, Marussia Whately, em sua fala durante o evento na mesa “Como a integralidade e intersetorialidade do saneamento podem fortalecer a resiliência em direção à segurança hídrica”. Também participaram da mesa Elcires Pimenta (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) e Stela Goldenstein (Consultora).
A diretora do IAS chamou a atenção para o processo histórico do saneamento básico, lembrando que ele às vezes dá saltos evolutivos. A diretora do IAS afirmou que um desses saltos ocorreu no século 19 quando se constatou que a cólera era transmitida pela água, estabelecendo então uma associação entre saneamento e saúde.
Segundo Marussia, com as mudanças climáticas, o saneamento “precisa dar um salto”. Ela ressaltou que em outros países o saneamento tem tido papel importante na estruturação de estratégias de adaptação que visam construir cidades resilientes. “É urgente começar a tirar as coisas do papel”, afirmou, se referindo à cidade de São Paulo.
Veja abaixo a íntegra da mesa “Como a integralidade e intersetorialidade do saneamento podem fortalecer a resiliência em direção à segurança hídrica”.
Read more
Saneamento resiliente às mudanças climáticas é foco de publicação do IAS
Cop 29: Brasil assina documento sobre recursos hídricos e mudanças climáticas