Dados de falta de banheiro motivam governo a encomendar programa federal
Impressionado com dados de déficit desse equipamento no país, presidente Lula anunciou programa para atender domicílios em situação de extrema pobreza
Published in 03 Dec 2024
Written by By the IAS team
Tags:
Impressionado com os dados de brasileiros sem banheiro, o presidente Lula anunciou em 26 de novembro um programa para a construção desses equipamentos em domicílios em situação de extrema pobreza.
Lula disse ter ficado sabendo pela televisão que mais de 4 milhões de brasileiros não contam com banheiro em casa. O dado foi destaque nas últimas semanas em reportagens do Globo Rural e do Jornal Nacional, com entrevistas com Luana Pretto, do Instituto Trata Brasil, e Marussia Whately, do IAS.
“Eu sei o que é uma pessoa não ter um banheiro, banheiro é a coisa mais simples. E como pode ter 4 milhões de pessoas sem banheiro? Eu falei para o Jader [Filho, ministro das Cidades]: pode preparar um programa, porque nós vamos fazer os banheiros que as pessoas precisam”, disse Lula durante um evento do setor da construção civil.
Ainda não há mais informações sobre o programa, incluindo o desenho e os prazos.
A sociedade civil organizada segue atenta para cobrar ações e investimentos na área de saneamento básico, tanto nas casas como nas escolas e outros equipamentos sociais.
Visibilidade para a questão do banheiro
As matérias veiculadas pela TV Globo surgiram na esteira da mobilização pelo Dia Mundial do Banheiro, em 19 de novembro, data promovida no Brasil pelo IAS e outras entidades do setor.
A data foi criada para dar visibilidade às carências e vulnerabilidades relacionadas à falta de acesso ao saneamento básico. Um banheiro, privativo, seguro, é um direito básico, e representa o afastamento de doenças e a dignidade humana. Considerando todo o ciclo, do acesso à água até o tratamento dos esgotos e o seu retorno ao meio ambiente de forma também segura.
Entre os dados divulgados pelo site criado pelo IAS para o Dia Mundial do Banheiro 2024 estão
- 1,2 milhão de domicílios não têm banheiro nem sanitário (Censo 2022)
- Da população sem banheiros, 46% estão em áreas rurais do Nordeste (Pnad/IBGE)
- Das pessoas sem banheiro, 354.003 são crianças de 0 a 14 anos (Censo 2022)
- 439 mil crianças estudam em escolas que não têm banheiro (Inep/Censo Escolar)
- 4,9 mil é o total de escolas sem banheiro no país.
Saneamento para quem precisa
Por todo o país, iniciativas de organizações não governamentais implementam soluções em escala comunitária, servindo de inspiração e esperança para populações vulneráveis.
É o caso do projeto das organizações Biosaneamento e Teto, que levou soluções de saneamento para uma aldeia indígena na periferia norte do município de São Paulo, perto do Pico do Jaraguá. Graças à iniciativa, a qualidade de vida de 15 famílias vem melhorando graças à implementação de um biodigestor e banheiros comunitários com soluções de saneamento baseadas na natureza.
Outro exemplo é o projeto elaborado e executado pela empresa de engenharia Sapiência Ambiental, que introduziu o saneamento em aldeias indígenas guarani no extremo sul da cidade de São Paulo. Trata-se de um projeto de impacto positivo para as pessoas e para o meio ambiente, com soluções inspiradas na natureza e em tecnologias sociais.