ANA abre processo para ouvir a sociedade sobre agenda regulatória

Eixos temáticos da agenda incluem saneamento básico, regulação dos recursos hídricos e segurança de barragens e monitoramento hidrológico. Consulta vai até 22 de março

Published in 10 May 2024

Written by By the IAS team

Tags:

SITE2 (1)

A ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) iniciou na quarta-feira (8) um processo para receber contribuições da sociedade a respeito de temas e problemas regulatórios a serem analisados nos próximos dois anos. A consulta vai até 22 de maio. 

A Agenda Regulatória é o instrumento de gestão da ANA para seleção e priorização dos temas regulatórios da agência para o período de dois anos. Ela consiste de temas considerados prioritários que pedem a atuação da agência e podem levar à publicação de atos normativos ou em outras ações de regulação.

Os eixos temáticos incluem saneamento básico, regulação dos recursos hídricos, segurança de barragens e monitoramento hidrológico, entre outros. A definição de quais normas de referência serão priorizadas e o prazo previsto para sua emissão estão incluídas no eixo de saneamento básico.

A tomada de subsídio previa a definição da agenda regulatória é uma inovação na agência, afirmou Mariana Schneider, coordenadora de modernização e governança regulatória da agência. Para Schneider, é uma iniciativa que promove participação social e transparência.  

Finalizado o processo de participação, a agência irá analisar as contribuições e sugerir temas. Cada tema proposto será detalhado com a descrição preliminar do problema regulatório, os principais atores afetados e o cronograma previsto. No segundo semestre de 2024, a ANA deve disponibilizar para consulta pública a primeira minuta da Agenda Regulatória 2025-2026, com duração de 45 dias.

O formulário para realizar a contribuição pode ser encontrado neste link

Em 8 de maio, a agência promoveu o Webinário sobre a Elaboração da Agenda Regulatória da ANA 2025-2026. O evento está disponível no canal da instituição no YouTube

Criada em 2000 pela lei nº 9.984, a ANA é responsável pela gestão dos recursos hídricos brasileiros e pelas normas de referência para regulação dos serviços de saneamento.

Read also