Dia Mundial da Água destaca conflitos em torno dos recursos hídricos
'Água Para a Paz' pretende chamar a atenção para as tensões e disputas relacionadas a corpos e fontes de água
Publicado em 01 fev 2024
Escrito por Equipe IAS
Tags:
Celebrado em 22 de março, o Dia Mundial da Água tem como mote este ano “Água Para a Paz”. A data promovida pela UN Water, mecanismo interagências das Nações Unidas que coordena os esforços nas questões de água e saneamento, busca chamar a atenção para as várias tensões e disputas que existem no mundo relacionadas a corpos e fontes d’água.
Como lembra a organização no site da data, a piora dos impactos das mudanças climáticas e o aumento da população mundial têm intensificado a demanda pela água, um recurso limitado. Uma consequência dessa situação é a distribuição desigual do acesso a fontes seguras desse recurso. “Entre países, a falta de cooperação internacional em relação a fontes de água é disseminada e representa um risco à qualidade e quantidade do fornecimento de água”, afirma a UN Water. Na visão da organização, é uma situação que ameaça a estabilidade social e internacional.
No contexto dos conflitos, o acesso à água pode tanto ser a motivação que escala as tensões quanto uma arma para ganhar ou manter controle sobre um território ou populações. Além disso, a água também pode ser um alvo, como quando a infraestrutura, incluindo redes de distribuição de água, é atacada durante uma disputa.
Segundo a ONU, mais de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo dependem de água que atravessa fronteiras nacionais. No entanto, dos 153 países que dividem rios, lagos e aquíferos com nações vizinhas, apenas 24 reportam manter acordos de cooperação para o uso dessa água compartilhada. “Conforme os impactos das mudanças climáticas aumentam, existe uma demanda urgente para a união em torno da proteção e conservação do nosso recurso mais precioso”, afirma a UN Water.
A campanha já está no ar
A UN Water já iniciou a campanha de conscientização para o Dia Mundial da Água. Materiais informativos e de divulgação podem ser baixados no site oficial da instituição.
A ONU quer enfatizar como a água pode ser uma “ferramenta para a paz”, pois o histórico de cooperação é muito mais extenso do que o de conflito. Além disso, lembra a organização, a água pode ser uma “força estabilizadora e um catalisador para um desenvolvimento sustentável”. Para a ONU, uma abordagem que privilegia uma gestão integrada dos recursos hídricos e promove uma economia circular é a maneira ideal de atender o direito humano do acesso à água.