Relatório destaca ações e crescimento do IAS em 2023
O relatório faz parte do esforço de transparência do Instituto perante a sociedade civil. Documento também traz dados de acesso ao site e resultados financeiros
Publicado em 03 jun 2024
Escrito por Equipe IAS
Tags:
O Relatório Institucional com as principais atividades do IAS em 2023 está disponível para download no site do Instituto. a publicação registra o crescimento de sua atuação junto à sociedade civil e ao governo federal.
O relatório faz parte do esforço de transparência do IAS perante a sociedade civil. Além das ações e atividades, também apresenta dados de acesso ao site do instituto e resultados financeiros de 2023.
Segundo o relatório, as ações realizadas ao longo do ano fecham o ciclo de resultados positivos e que respondem ao compromisso com os macro-resultados definidos no Planejamento Trienal 2021-2023: (i) Estruturação organizacional e amadurecimento institucional; (ii) IAS se torna referência no tema saneamento; (iii) IAS ganha legitimidade e reconhecimento por sua capacidade de articulação.
A publicação registra que o IAS seguiu relevante no campo do saneamento, algo evidenciado pelas participações em eventos de entidades de relevo como IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), IEA USP (Instituto de Estudos Avançado da Universidade de São Paulo) e CNM (Confederação Nacional de Municípios), entre outras.
Referente a iniciativas de articulação, o destaque do ano foi a mobilização liderada pelo IAS junto a 13 organizações para que o governo brasileiro enviasse uma delegação para a Conferência sobre a Água da ONU (22-24 de março). Outro destaque foi a realização do Dia Mundial do Banheiro Brasil pelo quarto ano consecutivo. Ao todo, 31 organizações se aliaram ao IAS em ações relacionadas ao DMB, incluindo ciclo de debates e intervenções realizadas pelo “artivista” Mundano nas ruas de São Paulo.
O relatório também chama a atenção para o desempenho das plataformas Municípios e Saneamento e Observatório do Marco Legal, que somaram 300 mil visitantes únicos, 57% mais que no ano anterior.
De acordo com o documento, o ano foi marcado por importantes eventos nos campos da água, saneamento básico e temas transversais como mudanças climáticas e direitos humanos. Foi também um ano de ativismo, debates e mobilizações em torno da pauta do saneamento, urgente em um país onde metade da população segue sem acesso a esse serviço tão essencial. Que em 2024 sigamos avançando na luta pela universalização do saneamento.