João Paulo Ribeiro Capobianco fala sobre água, saneamento e direitos na pauta do MMA
Publicado em 08 ago 2023
Escrito por Equipe IAS
Tags:
Em março deste ano, o Brasil esteve representado na Conferência sobre a Água da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em Nova York. O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), João Paulo Ribeiro Capobianco, chefiou a delegação brasileira no primeiro evento do gênero após mais de 40 anos e aproveitou a oportunidade para destacar a centralidade que o tema da gestão de água deve ocupar nos esforços para o combate às mudanças climáticas.
Foi a mobilização de entidades da sociedade civil, da qual o Instituto Água e Saneamento (IAS) participou, que impulsionou a presença de um representante do governo brasileiro no evento. Agora, as discussões realizadas na Conferência sobre a Água, que gerou aproximadamente 700 compromissos voluntários dos participantes, começam a ganhar desdobramentos por aqui.
Nesta edição do podcast Diálogos IAS, Marussia Whately, diretora executiva do Instituto Água e Saneamento (IAS), recebe João Paulo Ribeiro Capobianco para uma conversa sobre como o MMA pretende trabalhar o tema da água e da gestão de recursos hídricos ao longo dos próximos anos.
No bate-papo, o secretário-executivo do MMA reforça a importância da cooperação internacional no desenvolvimento de ações de adaptação focadas na gestão da água, o que seria uma resposta à emergência de eventos climáticos cada vez mais extremos. Ele também conta como o Brasil pretende levantar o assunto na próxima Conferência de Mudanças Climáticas da ONU, a COP28, que acontece em Dubai, de 30 de novembro a 12 de dezembro.
Capobianco fala ainda sobre os desafios do MMA para retomar a liderança da coordenação das políticas de recursos hídricos do país e sobre os esforços para mobilizar os demais ministérios em uma agenda integrada para promoção do acesso universal à água e saneamento.
O podcast Diálogos IAS recebe convidados especiais para conversas aprofundadas sobre água, saneamento e temas transversais como emergência climática. Em sua primeira edição, o convidado foi Léo Heller, coordenador de Cooperação Internacional do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS).