Em cartas-manifesto, Aesbe e Abcon Sindcon alegam que tarifas de água e esgoto podem aumentar 18% em média e pedem revisão da proposta
22 out 2024

Entidades do setor de saneamento reivindicam uma revisão da proposta da Reforma Tributária que tramita no Congresso alegando que resultará em aumento de tarifas, fazendo com que o setor seja “um dos mais fortemente afetados”.
A Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento) e a Abcon Sindcon (Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) lançaram duas cartas-manifesto (em julho e setembro) afirmando que, se aprovada, a reforma levará a um aumento médio de 18% nas tarifas de água e esgoto. A carta é apoiada por empresas como Sabesp, Copasa, Aegea e BRK Ambiental.
De acordo com Aesbe e Abcon, o setor de saneamento atualmente é isento de ICMS e ISS, mas terá que pagar a alíquota cheia no novo IBS/CBS (IVA Dual) proposto no texto da reforma.
As entidades classificaram como “brutal” o incremento na carga que sairia de 9,74% para atingir 26,50%. Segundo elas, a tarifa mais cara compromete a expansão do acesso aos serviços de água e saneamento, lembrando que entre a população não atendida quase 75% ganha até um salário mínimo (dados de 2022 da Pnad – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).
Aesbe e Abcon argumentam que o cenário da falta de saneamento tem impacto direto na saúde pública, portanto, “é imprescindível que haja equivalência do setor de saneamento ao setor de saúde, com redução de 60% do novo IVA”.
Citando dados do SUS, as organizações lembram que doenças relacionadas à falta de saneamento foram responsáveis por cerca de 330 mil internações e quase 70 mil mortes por ano entre 2021 e 2023.
As entidades lembram ainda que as alterações previstas na reforma tributária impactarão cerca de 4 mil contratos entre o poder público e os operadores públicos e privados do setor.
De acordo com dados do relatório do IAS Novo Tabuleiro do Saneamento Básico 2024, o país conta com 139 prestadores privados, 31 sociedades de economia mista com administração pública e 5 empresas públicas.
Leia mais
Emergência climática exige norma de referência específica da ANA
Unicef defende protagonismo dos municípios em guia sobre saneamento e saúde pública
Compartilhar
Tópicos
Newsletter do IAS
Assine para receber notícias sobre água e saneamento e comunicados do IAS
Notícias Relacionadas
iniciativas
Conheça as iniciativas do IAS que buscam
inspirar mudanças no setor de saneamento

Municípios e Saneamento
Acesse os dados mais recentes sobre o saneamento nos municípios brasileiros.

Dia Mundial do Banheiro
Anualmente promovemos ações para conscientizar sobre a importância do acesso a banheiros e higiene adequados.

Fórum Água e Saneamento
É um espaço permanente de diálogo e troca de ideias entre diversos atores da sociedade que de alguma forma se relacionam com o setor de saneamento e seus temas transversais.